segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Menino Pedro e Seu Boi Voador


Hoje, 03 de outubro de 2011, iniciamos o PROJETO “BEM LER PARA BEM VIVER”.

O projeto será desenvolvido neste mês de outubro com os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental. O objetivo é incentivar os alunos-leitores para que saibam utilizar diversos gêneros textuais como fonte de informação, instrumento de aprendizagem e opção de lazer. E, para os alunos que ainda não tem o gosto pela leitura, vai um incentivo para entrar neste mundo maravilhoso e mágico de letras, imagens e imaginação.

1ª SEMANA- 3 A 7 DE OUTUBRO

Turma envolvidas: 512, 522, 532, 542

Atividade: Mediação de História

Disciplina envolvida: Língua Portuguesa e Arte

Objetivo da atividade:

- Explorar a imaginação e a criatividade;

- Desenhar e confeccionar fantoches.

Leitura do Livro “O menino Pedro e seu boi voador” de Ana Maria Machado (1942 - )

Um maravilhoso boi voador

"E então ele entrou voando, leve e lindo, brilhando e reluzindo. Um maravilhoso Boi Voador, Boi-Bumbá em todo seu esplendor. Negro como a noite mais profunda e cheio de estrelas, flores e brilhos de beleza. E enquanto ele voava, as franjas coloridas de seu manto dançavam com o vento. E tudo em volta aparecia nele por um momento. E os espelhinhos de sua garupa estrelada faziam uma festa de gala, refletiam cada pessoa e cada coisa da sala. E cada um, brotando no brilho antigo, voava uma voltinha com o boi manso e antigo." (trecho de O Menino Pedro e Seu Boi Voador)

Sobre a escritora:

A carioca Ana Maria Machado nasceu em 1942 no morro de Santa Teresa e cresceu nas areias de Ipanema. Antes de se entregar ao mundo das letras, iniciou a faculdade de Geografia e dedicou-se à pintura num curso que fez no Museu de Arte Moderna no Rio.

Ana Maria Machado publicou sua primeira história infantil na revista Recreio, da Editora Abril, em 1969. Foi uma pioneira. Antes daquela data, literatura para crianças feita com seriedade quase não existia no Brasil. Havia somente o exemplo do brilhante Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Mas no começo dos anos 70, quando o governo passou a fazer grandes compras para as escolas, criando um mercado para os livros didáticos, paradidáticos e juvenis, um time de autores entrou nesse campo, entre os quais Ana Maria, Ruth Rocha e Lygia Bojunga Nunes. Esta última, aliás, também já ganhou o Hans Christian Andersen, em 1982. Além do Brasil, só Estados Unidos, Alemanha e Suécia já tiveram mais de um autor premiado.

Segundo os críticos, um dos principais dons de Ana é penetrar no pensamento das crianças. "Ela é tão boa nisso que chega a causar inveja", diz o escritor Pedro Bandeira. Ana afirma que tudo se deve "à boa memória e à experiência": ela cresceu entre oito irmãos, teve diversos sobrinhos e já criou três filhos. Mas seus livros também são notáveis pela linguagem elaborada e, ao mesmo tempo, clara e direta. "Sou obcecada com o falar brasileiro e a oralidade", diz ela. Entre suas obras principais estão livros como Bisa Bia Bisa Bel e Raul da Ferrugem Azul (ambos com vendagem de 500.000 exemplares). Vale notar que ela também publicou bons livros adultos, como Tropical Sol da Liberdade.

Disponível no site: http://veja.abril.com.br

"Está é uma leitura, sem dúvida nenhuma, interessante e que se consegue adentrar na alma de uma criança. "

Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...